DIREÇÃO GERAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL
PORTO
1º e 2º Ciclos
O Museu Nacional Soares dos Reis está instalado no Palácio dos Carrancas, que foi residência de Manuel Mendes de Morais e Castro, na freguesia de Miragaia, na cidade e Distrito do Porto, em Portugal. Trata-se de um museu de belas artes, artes decorativas e arqueologia.
O palácio dos "Carrancas" foi propriedade de Manuel Mendes de Morais e Castro, cristão novo, embora tenha sido contestada esta condição de convertido ao cristianismo, que tinha o privilégio real da fabricação de galões de ouro e desenvolvia a sua atividade comercial para o Reino de Portugal.
O Museu Portuense, também conhecido por Ateneu D. Pedro IV, foi mandado organizar oficialmente entre 9 e 11 de abril de 1833 por iniciativa do regente D. Pedro, Duque de Bragança. Constitui-se, assim, como o mais antigo museu público de arte de Portugal. O museu foi primeiramente instalado no edifício do Convento de Santo António da Cidade, atual edifício da Biblioteca Pública Municipal do Porto, em Santo Ildefonso. A galeria de exposição permanente do museu ocupava o antigo refeitório dos monges capuchos, situado no rés do chão do edifício. No andar superior situava-se uma sala destinada ao estudo e exposições temporárias.
Em 1911, o museu passou a designar-se Museu de Soares dos Reis em homenagem aquele escultor portuense. Grande parte do espólio do escultor faz parte da coleção do Museu, sendo talvez a obra mais emblemática a escultura em mármore de nome O desterrado.