Data de 1496 o pedido feito pelo rei D. Manuel à Santa Sé, no sentido de lhe ser concedida autorização para se erigir um grande mosteiro à entrada de Lisboa, perto das margens do Tejo.
O Castelo de Lindoso é um dos mais importantes castelos de Portugal. Aqui não viveu nenhum rei ou rainha, mas passaram muitas forças militares para defenderem a fronteira. Terá sido fundado por D. Afonso III.
Podem-se identificar duas fases construtivas do castelo. A construção medieval, composta pela torre de menagem e a linha de muralha mais interior, e a construção moderna, composta por muralhas exteriores em forma de “estrela”.
O Castelo de Lindoso está classificado como Monumento Nacional.
Regista uma imagem deste monumento, mostra-a na Porta de Lindoso e receberás um sticker de visitação! (Brevemente)
A Praça da República, de planta rectangular e irregular, desenvolve-se segundo um eixo Oeste / Este, destacando-se na ala Norte o Solar dos Távoras, e a Capela da Misericórdia de fachada revestida de azulejos com painéis figurativos da Cura do Enfermo e Cristo e a Samaritana. No prolongamento da Misericórdia um arco quebrado da muralha Sul do castelo medieval, onde assenta torre campanário com imagem de Nossa Senhora da Conceição. Segue-se galeria com arcada de 9 arcos plenos, culminando a Este na Torre do Relógio.A Este, arruamento e 3 pequenos edifícios de habitação de 2 pisos; na ala Sul destaca-se o edifício dos antigos Paços do Concelho, finalizando a Oeste por arruamento e casario de 2 pisos.
O Museu Nacional dos Coches possui a mais importante coleção, a nível mundial, de coches e carruagens reais do século XVI ao século XIX. O museu foi criado, em 1905, no antigo Picadeiro do Palácio Real de Belém, em Lisboa e é hoje constituído por dois edifícios: o antigo Picadeiro do Palácio de Belém (Praça Afonso de Albuquerque) e o novo edifício, em frente (Av. da Índia), inaugurado em 2015.
Ocupa a primitiva área muralhada de Santarém (cidadela ou Alcáçova), tendo a atual função resultado do projeto de João Fagundo da Silva (1882), concluído em 1936. Hoje varanda panorâmica sobre o Tejo e a extensa Lezíria, é a sala de visitas e um dos espaços mais concorridos da cidade.
As fontes documentais mais antigas mencionam esta área apenas à época da reconquista cristã da península Ibérica aos mouros, a propósito do repovoamento da região após a vitória das forças de Ramiro II de Leão na batalha de Simancas (939). As fontes documentais mais antigas mencionam esta área apenas à época da reconquista cristã da península Ibérica aos mouros, a propósito do repovoamento da região após a vitória das forças de Ramiro II de Leão na batalha de Simancas (939).
O Museu do Vinho de S. João da Pesqueira, cuja temática se foca no vinho e na vinha, dá ênfase aos produtos e actividades da região do Douro. O Museu do Vinho de S. João da Pesqueira, cuja temática se foca no vinho e na vinha, dá ênfase aos produtos e actividades da região do Douro.
A Igreja de Bravães pertencia a um antigo mosteiro medieval já desaparecido, fundado por D. Vasco Nunes de Bravães, situado junto ao rio Lima na estrada para Ponte da Barca.
A construção da igreja deve ter sido, possivelmente, realizada nos inícios do século XIII, embora possua características do século anterior.
É das igrejas românicas mais importantes do Norte de Portugal, dada a sua decoração exterior bastante rica! A porta principal é decorada com imagens de animais e vegetais e ainda duas representações humanas. Podemos reconhecer uma figura masculina e outra feminina nas colunas, que representam a cena bíblica da Anunciação, e ainda uma cena de Cristo rodeado de anjos ou apóstolos, no tímpano em cima da porta.
A Igreja de Bravães está classificada como Monumento Nacional.
Regista uma imagem deste monumento, mostra-a na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca e receberás um sticker de visitação! (Brevemente)
O Museu Nacional Soares dos Reis está instalado no Palácio dos Carrancas, que foi residência de Manuel Mendes de Morais e Castro, na freguesia de Miragaia, na cidade e Distrito do Porto, em Portugal. Trata-se de um museu de belas artes, artes decorativas e arqueologia.
Na periferia da área urbanizada, num ponto alto dominado por um grande afloramento natural granítico, surge uma eira comum, na tradição da vivência comunal local, ladeada por 24 espigueiros de tipo galaico-minhoto, característicos pelo corpo baixo, alongado e construção em pedra, formando um conjunto classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1983.
O Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado é um museu de arte contemporânea situado no centro histórico de Lisboa fundado em 1911. Foi inteiramente reconstruído em 1994, sob projeto do arquiteto francês Jean-Michel Willmotte.
O Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, é um dos mais importantes museus de Portugal, pela sua coleção singular, dedicada ao azulejo, expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa, e pelo edifício ímpar em que se encontra instalado, o antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor (1458-1525).
No acervo, destaque para um painel de azulejos representa uma panorâmica de Lisboa antes do terramoto de 1755.
O Santuário do Bom Jesus do Monte, tal como o conhecemos hoje, é o resultado de múltiplas intervenções arquitetónicas, aliadas a um esforço significativo de atualização estética e catequética que, desde o final do século XV, têm reafirmado a vocação religiosa deste espaço.
O Mosteiro de Crasto é um dos três monumentos românicos de Ponte da Barca, juntamente com a igreja de Bravães e o Mosteiro de Vila Nova de Muía. Foi erguido durante a Idade Média para albergar a ordem religiosa Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. No entanto, a sua arquitetura foi bastante alterada ao longo dos tempos.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Regista uma imagem deste monumento, mostra-a na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca e receberás um sticker de visitação! (Brevemente)
A Universidade de Coimbra é uma universidade pública localizada na cidade de Coimbra, em Portugal. É uma das universidades mais antigas do mundo ainda em operação, sendo a mais antiga e uma das maiores do país. Composta por 3 polos, 8 faculdades e 18 museus, a instituição conta ainda com o Jardim Botânico e o Estádio Universitário de Coimbra em um espaço com 24,815 alunos em 2010.
Uma das primeiras fundações monásticas cistercienses em território português, o Mosteiro de Alcobaça tornou-se a principal casa desta Ordem religiosa, graças a uma continuada política de proteção régia, iniciada pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. As dependências medievais ainda conservadas fazem do Mosteiro de Alcobaça um conjunto único no mundo, a que acrescem as edificações posteriores, dos séculos XVI a XVIII, como importante testemunho da evolução da arquitetura portuguesa.
A Arte do Coa foi uma das mais importantes descobertas arqueológicas do Paleolítico superior em finais do século XX em toda a Europa. Permitiu identificar um conjunto muito extenso de testemunhos de arte rupestre ao ar livre, datados entre ±25.000 a.C. a 10.000 a.C.
O Convento de Cristo (século XII – século XVIII) é a denominação atribuída a um conjunto de edificações históricas situado na freguesia de São João Baptista, cidade de Tomar, Portugal. O início da sua construção remonta a 1160 e está intimamente ligado aos primórdios do reino de Portugal e ao papel então desempenhado pela Ordem dos templários, tendo sido reconfigurado e expandido nos séculos subsequentes, quando aí estava sedeada a Ordem de Cristo.
A pedra branda e de tonalidade quente faz do Mosteiro da Batalha não apenas um monumento único do estilo gótico flamejante, mas também um marco fundamental da história do reino de Portugal - verdadeiro "lugar de memória", de cor dourada, num momento em que se reafirma a sua independência pela ação conjugada de dois homens: D. João I, rei de Portugal, e D. Nuno Álvares Pereira, condestável do reino.
O Museu Vista Alegre assume como missão promover a salvaguarda, investigação e interpretação do património industrial da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, inspirando e motivando os visitantes para o conhecimento da cultura cerâmica, através das coleções e valores da Vista Alegre. Através do cumprimento das suas metas estratégicas, tem como visão ser um museu de projeção internacional, um espaço inspirador, aberto à partilha e à promoção do conhecimento, vocacionado para o estudo e interpretação da cultura cerâmica.O Museu Vista Alegre assume como missão promover a salvaguarda, investigação e interpretação do património industrial da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, inspirando e motivando os visitantes para o conhecimento da cultura cerâmica, através das coleções e valores da Vista Alegre. Através do cumprimento das suas metas estratégicas, tem como visão ser um museu de projeção internacional, um espaço inspirador, aberto à partilha e à promoção do conhecimento, vocacionado para o estudo e interpretação da cultura cerâmica.
Este parque localiza-se no centro da cidade e ocupa uma área de 7,5 hectares. Construído de 1885 a 1886, foi delineado e plantado pelo floricultor e horticultor José M. Loureiro e pelo jardineiro-paisagista Jerónimo M. Costa. É considerado como o “pulmão” de Vizela, devido à sua vasta vegetação.
A cidade de Elvas, situada a 8 KM de Badajoz (Espanha), constituiu um ponto estratégico de defesa da fronteira e herdou um vasto património militar de reconhecido valor e autenticidade. Foi classificado como Património da Humanidade todo o centro histórico, as muralhas abaluartadas do séc. XVII, o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça, o Aqueduto da Amoreira e os três fortins: de São Pedro, de São Mamede e de São Domingos ou da Piedade.
A paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico, ocupa uma área total de 154,4 ha, envolvida por uma zona tampão de 2445,3 ha e é composta por dois sítios - o lajido da Criação Velha e o lajido de Santa Luzia. Estes sítios foram eleitos por constituírem excelentes representações da arquitectura tradicional, do desenho da paisagem e dos elementos naturais, partes integrantes da “Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da Ilha do Pico” (PPIRCVIP).
O Centro Histórico do Porto desenvolveu-se a partir de um pequeno núcleo situado no morro da Sé, no qual se documenta uma ocupação humana que remonta ao 1.º Milénio a.C. As sucessivas ocupações fizeram convergir os mais variados interesses sociais e económicos que foram ampliando e modificando a cidade.
Sintra foi conhecida na antiguidade por "Serra da Lua". Este nome mostra até que ponto eram importantes os cultos e rituais pré-históricos que aí se desenrolavam, depois sucessivamente cristianizados (e islamizados) e, mais tarde recristianizados.
Regista uma imagem deste monumento, mostra-a na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca e receberás um sticker de visitação! (Brevemente)
O Complexo Mineiro Romano de Tresminas representa uma das mais importantes explorações de ouro do Império Romano. Os séculos I e II d.C. foram de intensa atividade mineira, principalmente para exploração de ouro, mas também de outros minérios, como prata e chumbo.
Reedificada no final do reinado de D. João V, a igreja paroquial de Carrazedo de Montenegro impõe-se pelas suas singulares dimensões, que celebram, porventura, a importância passada desta localidade, fruto da sua antiguidade (que remonta à Idade Média), da localização estratégica no concelho e da riqueza agrícola.
A primitiva ocupação humana desta região remonta à pré-história, conforme os testemunhos arqueológicos abundantes na zona. Certamente refazendo o cenário a um castro pré-romano, à época da ocupação Romana na Península Ibérica, a actual cidade de Chaves foi um importante centro urbano, conforme testemunharam os vários vestígios arqueológicos.A primitiva ocupação humana desta região remonta à pré-história, conforme os testemunhos arqueológicos abundantes na zona. Certamente refazendo o cenário a um castro pré-romano, à época da ocupação Romana na Península Ibérica, a actual cidade de Chaves foi um importante centro urbano, conforme testemunharam os vários vestígios arqueológicos.
Apresenta coleções em diferentes áreas: pintura e escultura portuguesas e brasileiras; porcelanas da Companhia das Índias; faianças e cerâmicas portuguesas; acervos etnográficos; coleção de mineralogia e geologia; coleção de moedas romanas. Possui, ainda, uma coleção de 57 automóveis, de 1906 a 1980. A Capela do Museu apresenta pinturas a fresco.
O miradouro de São salvador do Mundo está situado na margem esquerda do rio Douro em plena Região Demarcada do Douro, área classificada como Património Cultural da Humanidade. O local é constituído por um imponente cone granítico com uma altitude de 493 metros e com um acentuado declive para o rio.
Trata-se da primeira estação de arte rupestre paleolítica ao ar livre a ser descoberta em Portugal, em 1981. As gravuras representam três motivos zoomórficos dos quais o mais nítido é o de um cavalo. O local é conhecido, pelos habitantes da região, sob a designação de Carneira. Trata-se da primeira estação de arte rupestre paleolítica ao ar livre a ser descoberta em Portugal, em 1981. As gravuras representam três motivos zoomórficos dos quais o mais nítido é o de um cavalo. O local é conhecido, pelos habitantes da região, sob a designação de Carneira.
O Penedo Durão é enorme rochedo que se ergue sobre a margem direita do rio Douro. No seu topo existe um miradouro que, para além das excelentes vistas que oferece, constitui um local privilegiado de observação de aves.O Penedo Durão é enorme rochedo que se ergue sobre a margem direita do rio Douro. No seu topo existe um miradouro que, para além das excelentes vistas que oferece, constitui um local privilegiado de observação de aves.
Igreja quinhentista de planta rectangular com três naves, capela-mor, absidíolos e sacristia. No alçado principal regista-se um portal manuelino, de arco abatido ladeado por pilastras e decoração relevada. A espacialidade interior é de tipo igreja-salão, com notável abóbada de pedraria. Possui preciosos retábulos de talha barroca e, na capela-mor, dezasseis painéis quinhentistas atribuídos à escola de Grão Vasco.Igreja quinhentista de planta rectangular com três naves, capela-mor, absidíolos e sacristia. No alçado principal regista-se um portal manuelino, de arco abatido ladeado por pilastras e decoração relevada. A espacialidade interior é de tipo igreja-salão, com notável abóbada de pedraria. Possui preciosos retábulos de talha barroca e, na capela-mor, dezasseis painéis quinhentistas atribuídos à escola de Grão Vasco.
A coroar o Adro da Sé surge-nos a imponente igreja da Misericórdia. Edificada no século XVI, sob a orientação de D. Jorge de Ataíde bispo de Viseu, foi requalificada no século XVIII adquirindo então a feição e a majestosidade barroca que ainda hoje mantém.
A Capela da Senhora da Paz foi construído em 1969 no mesmo local onde terão ocorrido as Aparições de Nossa Senhora em 1917. O restante santuário foi sendo construído e adaptado até aos dias de hoje. Recebe peregrinos de todo o país!
Aí podes encontrar o Museu do Quartzo e conhecer a maior coleção de quartos do Norte de Portugal.
Regista uma imagem deste monumento, mostra-a na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca e receberás um sticker de visitação! (Brevemente)
Monumento Nacional e Património Mundial da UNESCO é um belo exemplar da arquitectura militar em Portugal.Construída em honra do santo patrono de Lisboa,S. Vicente,no local onde estava ancorada a Grande Nau,que cruzava fogo com a fortaleza de S. Sebastião,veio assim perpetuar,em pedra,essa estrutura de madeira.
O MAAT, propriedade da Fundação EDP, é um espaço museológico que põe em comunicação a Central Tejo, um dos exemplos nacionais de arquitetura industrial da primeira metade do século XX e um novo edifício, desenhado pelo atelier de arquitetura Amanda Levete Architects e inaugurado a 5 de outubro 2016.
Desconhecendo-se o edifício primitivo, sabe-se que a construção da atual Sé Catedral se iniciou a partir de 1390 mas, dada a envergadura do projeto, as obras arrastaram-se e o edifício só foi terminado em pleno contexto manuelino (inícios do século XVI).
Localizado numa das entradas do recinto muralhado, foi mandado construir por D. Francisco Gomes do Avelar – Bispo do Algarve – e projetado por Francisco Xavier Fabri – arquiteto genovês. É um portal monumental onde figura a imagem de S. Tomás de Aquino num nicho.